terça-feira, 26 de maio de 2015

Raiane Melo - Sobre evolução, campeonatos e psico


Por: Raiane Melo


Oi pessoal! Vim contar para vocês sobre minha participação nos campeonatos desse ano, que mostra a minha transição do amador para o pro. Comecei a treinar forte no final de janeiro focando no Master de Bouldering da The North Face que aconteceria no dia 20 de março no Chile. Também surgiram Os Jogos Cariocas de Verão no RJ que aconteceram nos dias 7 e 8 de março. Eu e o Melquior decidimos então participar, como uma forma de teste para o Chile, e fomos muito bem , conseguimos ir para a final e eu por alguns erros que cometi permaneci em quinto lugar. Foi um campeonato muito legal e uma ótima preparação para o Chile.


No Chile o campeonato é monstruoso, o muro é gigante e a classificatória contava com 5 boulders. Consegui encadenar dois boulders um a vista e outro de segundo pega, peguei em uma agarra bônus e nos outros dois boulders não consegui muita coisa. Não sabia como seria o resultado, mas não tinha muitas esperanças, pois tinha ouvido falar que tinham muitas mulheres fortes nesse ano. Saindo o resultado somente 15 mulheres passavam para a semifinal e para passar tinha que ter encadenado 3 boulders e pegado em 2 agarras bônus no mínimo. Para vocês terem uma ideia as 7 primeiras mulheres mandaram tudo e ficaram empatadas. O Brasil foi bem representado na semifinal com a Bianca Castro, Thais Makino e Patricia Antunes. Fiquei bem feliz com o meu resultado e a experiência que eu tive foi imensurável, voltei para o Brasil muito motivada a treinar e com a certeza que tudo que a gente quiser a gente pode conseguir, basta acreditar.

Agora o foco era o Campeonato Brasileiro de Boulder da ABEE em Porto Alegre. Treinei até a semana do campeonato e também fui mais para a pedra, consegui mandar meu primeiro V5 (The Doors em Sabará), o que me deixou mais tranquila de saber que estou evoluindo. No campeonato eu estava indo muito bem, encadenando os boulders a vista, mas depois precisava de encadenar uns boulders com valores mais altos, fiquei tentando vários e não consegui encadenar nenhum com o valor que poderia ter me passado para a final, eu deveria ter focado em um só e talvez eu poderia ter mandado. São detalhes que fazem a diferença e que na hora você não consegue pensar direito no que deve ser feito. Mas peguei isso tudo como aprendizado para que nos próximos campeonatos eu possa ir melhor. 

Passou uma semana e teve o Campeonato Brasileiro de Boulder da CBME no Rio de Janeiro, no festival tivemos 11 mulheres, comecei muito bem encadenei alguns boulders e fiquei malhando outros que valiam muitos pontos. Faltava 1 hora para o término e fui vencida pela minha cabeça, já imaginava que não dava mais para mim e cada vez que eu entrava no boulder não conseguia mais me concentrar e parecia que tinha um diabinho na minha orelha falando: “desiste, não da mais, você não consegue”. E não deu mesmo, passavam 6 mulheres para a final e eu fiquei em sétimo. Eu acho que tudo é aprendizado e que se aconteceu desse jeito foi para eu aprender a me valorizar e manter a cabeça no lugar até o último minuto do festival.

Foram 4 campeonatos em menos de 4 meses e eu aprendi muito sobre mim mesma, sobre o que eu devo fazer e o que eu nunca mais vou fazer. Na escalada 80% é cabeça e 20% é força, se você acha que você não vai conseguir quem que vai achar para você?! A palavra que define o que eu aprendi nisso tudo é ACREDITAR, acredite em você porque nada nessa vida é impossível. Foi um enorme privilégio escalar com tanta mulher monstra e é isso; vivendo e aprendendo, errando e aprendendo, aprendendo e vivendo! Kmon mulherada vamos dominar o mundo!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário