quarta-feira, 13 de maio de 2015

BIG 500 no Anhangava

Elas vivem intensamente e respiram o espírito da montanha...
Uma das escaladoras mais completas que conheço nos mandou seu relato de como foi participar de um BIG 500 no Moro do Anhagava, e está imperdível!
Por: Flora Kesselring Zugaib
Minha história com o desafio proposto pelo escalador Julio Nogueira , começou no BIG 1000, fazer mil metros de escalada no Campo Escola Morro do Anhangava. Desafio que completei com meu companheiro e parceiro Thomás Kämpf.
O seguinte desafio proposto era o BIG 500, escalar 500 metros no Anhangava.
Pensei, é a hora de fazer uma parceria feminina!!! Como em 2014 passei uma boa temporada na Argentina e Chile em companhia de amigos, dentre eles a escaladora baiana Luan Krung, nos tornamos amigas e justo ela estava passando uma temporada por aqui, no Anhangava onde moro.. Perfeito, pois eu conheço bem o morro e ela estava afiada em escaladas longas!!!
Apesar de termos estado na Patagônia não tínhamos escalado juntas, precisaríamos afinar a parceria e os procedimentos. Fomos treinar. Na primeira investida choveu, armamos um top rope em uma via fácil e fizemos muitas vezes escalando e desescalando, na segunda investida, fomos nos setores onde tem vias longas e na terceira fui apresentar pra “Parça” algumas vias que ela não conhecia. Afinamos os procedimentos de uma forma incrível, quando a segunda escaladora chegava na parada o rapel já estava pronto e descíamos bem rápido em “A” (este rapel exige uma boa sincronia das parceiras).
Fomos para nossa primeira tentativa!!! O combinado era olharmos o relógio, priorizar a segurança, fazer nosso melhor e só olhar o relógio no final!!! Nossa meta dos sonhos era 100 metros por hora!!!
Luan estava muitOOo gripada no dia... Depois da primeira via ela ressuscitou e tocamos pra cima!!! Nossa estratégia não tinha muita lógica, escalar em 3 setores diferentes fazendo 16 vias, o mais lógico seria escalar o menor número de vias e as vias maiores, fomos da forma que sentimos ser o melhor pra nós. Fiz uma cópia à mão das vias e metragens e nos baseamos nela.
Escalamos correndo!!! Foi demais!!! Não dava tempo nem de sentir o friozinho na barriga, mas sempre uma cuidando da outra. Luan foi sensacional, voava no granito exigente da Anhangava e a gripe?! Sei lá onde foi parar...
Terminamos, olhamos no relógio tínhamos feito em 5 horas!!! 100 metros por hora!! Super contentes anunciamos o feito e entreguei o relatório... Por um descuido nas anotações não tínhamos realmente feito os 500 metros e sim 499... Como 499 não são 500, fomos de novo!!!
A mesma estratégia ,só trocamos uma via de 19 metros por outrade 20.Desta vez tinham mais duplas tentando, por pouco não rolou congestionamento .Escalamos o mais rápido possível ... Olhamos no relógio tínhamos conseguido fazer em 4 horas!!! Maravilhoso!!!125 metros por hora!!! Missão pessoal mais que cumprida!!!
Os benefícios, aprendi a não me afobar, descobri que a parceira sempre tem muito a ensinar e dá certo quando uma cuida da outra, aprendi também a ser mais agilizada com manejo de corda e procedimentos e que somos capazes de realizar nossos sonhos mais distantes!!! Participem do Big 1000 e do Big 500, só ensinamentos!!! Obrigada Luan Leony Krug e Julio Nogueira !!
Apoio- Quatro Ventos , Campo Base, Flor e Alto Estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário