quinta-feira, 13 de agosto de 2015

QUIROPRAXIA e seus benefícios na Escalada!

Por: Fernanda Pisani
Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos distúrbios que afetam as articulações, músculos, ligamentos, tendões e nervos, e dos efeitos dessas desordens na saúde em geral. Nenhuma parte do corpo escapa do domínio do sistema nervoso, o mau funcionamento da coluna devido a pequenos desalinhamentos – chamados de subluxações – podem afetar a saúde e função do corpo inclusive em áreas distantes da coluna vertebral. O quiropraxista remove os desalinhamentos e restrições de movimentos das vértebras (causados pela má postura, falta de alongamento, tensão muscular e estresse diário).

Dentro do mundo esportivo a quiropraxia visa a melhora no desempenho dos atletas, resultado da extinção da dor. Ao recuperar o movimento normal das articulações, a quiropraxia evita sobrecargas e desequilíbrios, prevenindo lesões.
As lesões desportivas são normalmente consequência de métodos de treinamento incorretos, anomalias estruturais que geram compensações, fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos e desgaste crônico resultantes de movimentos repetitivos. As lesões podem ser consideradas como o principal fator de afastamento de atletas de sua modalidade esportiva afetando seu desempenho técnico e físico, além de trazer prejuízos psicológicos. É de extrema necessidade ao atleta ter uma assistência multidisciplinar e integral que vise a prevenção dessas lesões e seu tratamento quando necessário.
Estudos mostram que a coluna vertebral pode comprometer a função das extremidades, pois transmite e absorve forças entre os membros superiores e inferiores. Por outro lado as disfunções que ocorrem nas extremidades podem influenciar na coluna vertebral e consequentemente causar prejuízo à performance atlética.
Uma variedade de problemas neuro-músculo-esqueléticos acomete os escaladores, sendo que estas disfunções não incluem somente a coluna vertebral e articulações do ombro e mãos, por exemplo, mas também os tecidos moles como músculos, fáscias, tendões e ligamentos. Melhorar as alterações biomecânicas das articulações através do ajuste, além de otimizar o sistema muscular, é muito importante.
A postura dos escaladores acaba sendo sacrificada tanto nos movimentos, como durante a “seg”, pela extensão constante da cervical e uso excessivo dos membros superiores. A liberdade e amplitude de movimento nas articulações dos ombros, por exemplo, pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso para um escalador amador ou profissional.

Os principais problemas tratados pela Quiropraxia são: dores na coluna lombar, hérnia de disco e dor ciática, dores no pescoço, dores de cabeça, problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo, restrições de movimentos, escolioses, disfunções na ATM, torcicolo e lesões esportivas.
Procure sempre um profissional graduado! (www.quiropraxia.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário