segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O QUE LEVAR PARA ESCALAR?

Por: Marta Gabardo

Os benefícios de uma boa alimentação antes, durante e após a atividade física são vários e incluem melhora na disposição, diminuição de fadiga, melhora na recuperação muscular e redução de dores musculares.


Começando pelo café da manhã, ainda em casa, recomendo que seja reforçado, se possível sempre com uma fonte de proteína. E pra dar aquela energia pro dia render, suco verde (1 fruta + folha verde escura + gengibre).


Muito importante, cuidar com a hidratação. E quando se fala em hidratação, nada se compara à água coco. Ela é um isotônico natural e tem a vantagem de não ser acrescida de nenhum corante ou conservante. O melhor é comprar o coco verde, tirar a água e colocar em uma garrafinha pra levar, mas se for muito difícil o acesso pode ser de caixinha mesmo (existem umas sem conservantes, olhe os ingredientes).

Água também é muito importante. Para atividades com duração de mais de 1 hora recomenda-se 300mL de água a cada hora.

E pra comer? O que vejo pelos setores da vida e também faço (por falta de organização) é aquele tradicional sanduíche de pão com queijo ou até aqueles salgados da padaria do posto no caminho do setor. Bem gostosinho, mas bem pobrinho. Sanduíche é interessante, mas dá pra deixar ele mais nutritivo. Que tal um ovo cozido, ou uma pasta de ricota com atum. Para as vegetarianas/veganas, pasta de grão de bico com tahine ou pasta de tofu com azeitonas, tomate seco, manjericão, vai do gosto de cada um.



Frutas, castanhas, Batata doce, inhame, aipim cozidos, também são bem vindas na mochila. A banana e o coco seco são excelentes fontes energéticas para as duras sequências de movimentos.


Para as doceiras de plantão, nada de bolachas recheadas, chocolate e barrinhas de cereal (a maioria contém muito açúcar) durante o dia. Os carboidratos simples são conhecidos como “caloria vazia” e são rapidamente absorvidos, causando um pico de energia e logo em seguida uma baixa muito grande. Mas, um chocolatinho após o climb até que não é má idéia e não prejudica tanto o rendimento.

Vale a pena ouvir o corpo e saber o que ele pede em cada momento. Tem gente que gosta de escalar de barriga vazia e isso é perigoso. É verdade que na escalada quanto mais leve melhor, mas fazer exercício sem energia pra ser consumida leva a fadiga precoce, tontura, náuseas, diminuição do ganho de massa magra e muita dor nas próximas 48 horas.

Gratidão à amiga Carin pelo espaço. Espero que tenham gostado!

Marta Gabardo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário