sexta-feira, 21 de abril de 2017

SOBRE ESCALAR OU VIVER

Via Andorinhas - Morro do Anhangava Jan. 2017

Descobri a escalada há pouco mais de oito meses. Através dela passei a ver e enxergar o mundo com outros olhos, afinal de contas, descobri na escalada um novo estilo de vida, mas, para além e antes disso, a escalada logo mostrou seu tom e exigiu de mim que olhasse para minhas maiores limitações... medos e inseguranças que me impediam de evoluir.
O encantamento com a escalada, e por tudo de novo que ela me trazia, elevava meu entusiamo... aumentava o desejo em querer escalar mais e melhor. No entanto, esse desejo parecia não bastar. As limitações físicas eram grandes e as mentais, maiores ainda.
Nesse momento, aquele encantamento deu lugar ao incômodo. Minhas metas pareciam muito distantes. A falta de força, de equilíbrio e técnica pareciam obstáculos intransponíveis. Pensava que talvez escalar não fosse muito pra mim...A mente era implacável. Eram infindáveis as desculpas inventadas para tornar mais fácil uma desistência... afinal, a escalada era algo que exigia de mim ter que olhar para meus medos e inseguranças, e com elas aprender a lidar. Nada simples.
Mesmo assim, ainda era cativante - por intuição, coração ou conspiração do universo... -. Diante dos desafios que impunha, deixá-la de lado também não seria uma opção confortável. A partir de então, para além de uma atividade física bacana, se tornou uma grande professora cujas lições se refletem a todo instante na minha vida! A partir de então, passei a experimentar vitórias maiores do que poderia imaginar, e que não dizem respeito à conquista de uma via com grau maior ou com o número de cadenas - que vêm com o tempo, como consequências e, claro, também são legais -.
Lidar com o medo de altura, com o medo de cair, com o medo de estar vulnerável e de, talvez, não conseguir atingir um objetivo... Lidar com a (in)segurança do imponderável e viver o AGORA... estar consciente...presente... Entender que todo movimento importa para sair do lugar e chegar onde se quer e, por isso, estar presente e consciente em cada momento e em cada movimento, faz toda diferença... que importa aproveitar o caminho! Assim se chega onde se quer, ou onde se precisa chegar, na via ou na vida.
A escalada pode nos levar à lugares incríveis, mas, principalmente, pode nos levar à uma das jornadas mais grandes e gratificantes... essa é interna. A escalada, como esporte e estilo de vida, quando abraçada, pode nos levar ao conhecimento de quem somos e de quem ainda podemos ser.👊


Um comentário:

  1. Leia isso (escalada). É bem interessante: http://thomaschulze.blogspot.com.br/2011/08/academia-escalada-rocodromo-escalada.html

    ResponderExcluir