quarta-feira, 20 de abril de 2016

Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, Etapa Boulder - ABEE

Por Flora Kesselring Zugaib


No dia 16 de abril, um sábado lindo de sol, aconteceu a etapa de boulder do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva realizado pela ABEE. A etapa foi realizada no ginásio de Escalada Campo Base em Curitiba, Paraná.O evento teve a participação de escaladores e escaladoras de vários lugares do Brasil, Paraná, Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, etc.

Estávamos em 7 mulheres na categoria Pro. As eliminatórias começaram pontualmente às 8h30. Estávamos todos na expectativa do novo formato de classificação (novo para nós,  brasileiros mas, este sistema já é usado em competições mundiais). Foram 5 linhas de boulder para as mulheres e 5 para os homens. Ao entrar para o primeiro desafio, tínhamos cinco minutos para conhecê-lo e escalar da melhor forma possível, para mandar! Passados os 5 minutos do primeiro problema, passamos outros 05 descansando, antes de partir pro segundo e assim sucessivamente até o quinto problema.

As mulheres foram as primeiras. Os boulders estavam bem duros. Os route setters  observavam o nível dos participantes para montar os boulders da final. As classificatórias terminaram ao meio dia, e só então foram montados os boulders do festival, modo de classificação das demais categorias, infantil, sênior e amador que, começou às 13h. Classifiquei-me em quinto lugar. 

Às 19h foi dado início a final da categoria Pro. Os finalistas foram, Thais Makino, Camila Macedo, Janine Cardoso, Patrícia Antunes, Eu , Ana Luisa Shiraiwa e Carol Nascimento (Campeã Juvenil de 2016) na equipe feminina. Na masculina tínhamos, Jonas Leffeck, Jean Ouriques, Ian Padilha, Felipe Ho, Pedro Nicoloso e Bruno Milani. Dessa vez tínhamos 4 boulders, com 4 minutos para serem resolvidos e a leitura prévia foi realizada com todos os finalistas juntos. Escalaríamos em simultâneo, um homem e uma mulher. 
 
Finalistas!!!
Para meu privilégio, meu “par" foi o Ian Padilha, escalador conterrâneo e amigo. Estávamos em casa e com uma torcida incrível. Pudemos contar com a vibe de muitos amigos que estavam torcendo por nós ao mesmo tempo. Foi emocionante! (Na torcida fomos campeões! hehehehe) Outra coisa nova pra mim, pelo menos, foi o isolamento ser divido em 2. Todos começavam em um e a partir do momento em que voltavam do boulder 1 eram encaminhados  o isolamento “2”. Após todos os finalistas entrarem no problema 1, retornavam para o primeiro isolamento.
 
Ian padilha, amigo e conterrâneo!

A torcida!

Nos 3 primeiros boulders toquei nas agarras bônus. No quarto e último, quando eu fazia o primeiro movimento, caía. Era um dinâmico bem diferente. A atual Campeã Brasileira, Thais Makino, mostrou muita experiência, preparo físico e simpatia. Jean Ouriques, também atual Campeão Brasileiro, mostrou a que veio, com muita paixão.

Terminei em 6º lugar! Adorei participar, foi uma super experiência!!! Vi que para eu melhorar seria preciso focar em competição, me especializar nisso 'SQN' (rs). 
O nível dos atletas está altíssimo, a escalada brasileira de competição está linda!!! A organização do ginásio Campo Base e da ABEE estiveram excelentes. Os boulders foram muito bem elaborados. Torcida presente, tudo muito redondo!


Parabéns a todos os envolvidos! Agradeço a Quatro Ventos, Campo Base Loja e Ginásio, Capituva, Leo Boiarski Fisio, e Alto Estilo pelo apoio, sempre!! E que venha a temporada!!! Uhuuuuu!!!!

Fotos retiradas da fanpage do Campo Base, Ginásio de Escalada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário